Escolhendo o Obstetra

Em busca do melhor profissional


Você descobriu que está Grávida! Parabéns!


Com certeza este deve ser um dos momentos mais felizes e sublimes da sua vida, não é mesmo? Por outro lado, bate aquela insegurança "Será que a minha gravidez vai transcorrer numa boa?", "Será que meu bebê vai ser perfeito?".
Pois é, um pequenino ser está se formando dentro de você e as próximas quarenta semanas serão tempos de muitas dúvidas e mudanças em termos de aparência, físico, estado emocional e também de formação de novos conceitos na vida do casal. E é aí que entra em cena um dos mais importantes personagens desta nova história da sua vida... O obstetra.

Na maioria das vezes, a futura mamãe já tem um ginecologista/obstetra fixo e se sente profundamente segura em seguir a gravidez com o seu acompanhamento. Entretanto, algumas gestantes optam por trocar de obstetra porque o atual não corresponde mais às suas expectativas e também existe o caso das mamães de primeira viagem, que estão à procura do seu primeiro obstetra.

O que fazer, então, nestes dois últimos casos?

Escolher o profissional ideal, em meio a tantas opções do convênio médico ou indicações de amigas ou parentes, mostra-se uma difícil tarefa, mas sem dúvida esta é uma decisão da maior importância e que depende de muitos cuidados e informações, pois quando o assunto envolve a sua gravidez e a saúde do seu bebê não pode haver dúvidas e, muito menos, falhas.

Seja qual for o motivo de estar procurando o obstetra, o principal objetivo é você encontrar um profissional no qual confie, e que o mesmo reúna o maior número de qualidades consideradas essenciais.

Pensando em você e sabendo das dificuldades que a mamãe novata têm em decidir se vai ser este ou aquele obstetra que vai atendê-la durante este longo período, preparamos esta matéria para auxiliá-la na busca do melhor profissional. Leia com carinho e atenção e faça uma boa escolha!


Particular ou plano de saúde?


Sua melhor referência para iniciar a seleção do profissional adequado é alguém que você conheça e confie, como por exemplo alguém da família ou uma amiga, e que já foi atendida por um obstetra particular ou do mesmo convênio médico que o seu. Na hipótese de não conhecer alguém que possa lhe indicar o obstetra, a primeira opção é você procurar alguns profissionais credenciados do seu convênio médico e marcar uma consulta para avaliar, num todo, qual é o mais adequado para acompanhar a sua gravidez, para depois partir em busca de um médico particular. Mas lembre-se, quanto mais o médico particular é conhecido e renomado, mais caro custam as consultas. Não esqueça também, que a gravidez não envolve apenas as consultas pré-natais - até o final da gravidez você deverá reservar dinheiro para pagar a internação, o parto e os tratamentos pós-operatórios. Portanto, é bom fazer tudo bem pensado.


Homem ou mulher?


Você ainda não sabe se um obstetra ou uma obstetra é o mais recomendado pra você? Com qual dos dois você ficará mais a vontade?
Bem... É preconceito dizer que o sexo masculino é melhor que o feminino e vice-versa. Na escolha de qualquer profissional da saúde o que deve pesar é a competência. Ser eficiente não tem nada a ver com o fato do obstetra ser homem ou mulher.
Há gestantes que querem ser tratadas por mulheres porque acham que elas as entenderão melhor, ou porque se sentem mais a vontade em se expressar quando surgirem questões sobre sexo ou que envolvem o seu relacionamento com o parceiro, ou ainda porque os parceiros exigem isso por motivos de ciúme, pois sabem que certamente a mulher passará por exames nas partes íntimas. Por outro lado, existem aquelas que dão preferência para os homens, pois acreditam que sendo de sexo oposto o atendimento será de uma forma mais atenciosa. Mas a conclusão é: O que vale é você se sentir bem.


Conhecendo o obstetra


Pesquise tudo o que puder sobre o médico, ou seja, procure saber em que universidade ele se formou, se está bem informado e atualizado, se participa de congressos, em que hospitais trabalha e, o fundamental, se tem especialização em obstetrícia, é claro. Também fique atenta à sua higiene e apresentação – um bom médico cuida bem da própria aparência.


Limpeza e ambiente


Na primeira consulta do pré-natal, procure ficar atenta ao ambiente e à limpeza. Um consultório limpo, agradável, tranquilo e com atendimento cordial por parte da recepcionista e das assistentes é essencial para o seu bem-estar, pois reflete energias saudáveis e traduz fielmente o quanto o obstetra se importa com suas pacientes.


Relacionamento e disponibilidade


O bom relacionamento com o obstetra depende da empatia, de confiança e da possibilidade de corresponder às suas necessidades, e é fundamental para que tudo corra bem durante toda a sua gestação.
Se não houver atenção e empatia recíproca, nada dá certo.

Um bom médico sabe ouvir a paciente e tem de estar disposto a responder a todas as dúvidas, explicando tudo em linguagem simples e clara, além de diagnosticar considerando o contexto e não apenas um sintoma.

A primeira consulta deverá ser uma visita especial e interessante, e durar em torno de 1 hora e meia, pois vocês dois estarão se conhecendo e vão ter de conversar bastante ou, no caso de já ser paciente, colocando as conversas em dia. As demais visitas pré-natais deverão demorar no mínimo de 30 a 40 minutos.



 
 
 

 
 

 

 

 

Site atualizado em
26 de Março de 2017

Visitas Únicas:      17.549.853
Hits:               1.323.906.215
Pageviews:         267.732.922
Hyperlinks na Net:         6.325
Usuários Cadastrados: 37.900

 
 
 
 
 

 


© Copyright 2000-2017, Planeta Bebê - Todos os direitos reservados

É expressamente proibida a cópia e/ou divulgação total ou parcial do conteúdo deste site em quaisquer meios de comunicação, mesmo que a fonte seja citada.
Todo o conteúdo deste site é protegido pelas leis de direitos autorais. A violação destes direitos constitui crime e é passí­vel de ações judiciais.
Se você deseja publicar parte de algum conteúdo deste site, por favor, entre em contato com nossa redação através do e-mail redacao@planetabebe.com.br.
Fazer cópia é desleal. Seja Ético!

Este site foi desenvolvido apenas com propósitos educacionais e orientadores, portanto não pretende, em hipótese alguma, substituir uma consulta médica ou aconselhamento de um profissional de saúde qualificado. Se você ou seu filho estiver com algum problema de saúde, procure um médico de sua confiança.

Por favor, leia os Termos de Uso antes de utilizar este site. A utilização deste site indica seu total acordo com os Termos de Uso.


Anuncie no Planeta Bebê - Quem somos - Política de Privacidade - Termos de Uso
 
Powered by - Casa das Reformas
www.casadasreformas.com.br

Melhor visualizado com FireFox e Google Chrome