E só a mulher engravidar que as pessoas ao seu redor começam a lhe dar vários conselhos. Mas será que estes conselhos têm algum fundamento?
Você precisa estar bem atenta, pois alguns são confiáveis e outros são apenas mitos, ou podem acabar colocando a sua saúde ou a saúde do seu bebê em risco.
Abaixo você encontrará as frases mais comuns ditas pelos outros durante a época da gravidez, onde indicamos quais são verdadeiras e quais você deve ignorar.
|
As mulheres menstruam
durante a gravidez!
|
Depende: Algumas mulheres podem "menstruar" até o 4º mês, pois até esta data, o útero não está totalmente ocupado pelo saco gestacional e o endométrio livre, pode sangrar na época da provável menstruação devido a variações hormonais ocorridas nesta fase, mesmo durante a gestação. Mas isso é uma exceção à regra. Portanto, se você acha que está grávida e tem sangramento mesmo que na data certa, deverá procurar seu médico para que ele faça uma avaliação e descarte todas as possibilidades de sangramentos patológicos.
|
Sua barriga está pontuda!
Você vai ter um menino!
|
Mentira: Isso não passa de um desses folclores que resistem por gerações, e ninguém sabe sua origem e nem quando surgiu. O mesmo se aplica quando dizemos que "a barriga fica arredondada ao estar gerando uma menina".
A forma da sua barriga condiz apenas com a posição em que o bebê se encontra no útero, e pode se alterar por diversas vezes durante as quarenta semanas de gravidez.
Veja abaixo o que algumas formas da barriga representam:
Barriga Alta: Seu bebê está sentado ou ainda não "desceu" para se encaixar na região pélvica.
Barriga Baixa: Seu bebê está com a cabeça para baixo e já se encaixou na pélvis.
Barriga Pontuda: Seu bebê está mais na parte anterior da sua barriga.
Barriga Redonda: Seu bebê está de "atravessado" e o abdômen fica mais espalhado.
|
Se você tomar bastante leite,
você vai produzir mais
leite materno!
|
Mentira: São as alterações hormonais provocadas pela gravidez as responsáveis pela produção do leite materno, que começa ainda na gestação. A produção de leite após o nascimento é estimulada pelo próprio bebê, quando ele suga o seio materno.
Tomar mais leite com a intenção de aumentar a quantidade de leite materno não adianta nada, mas isto não quer dizer que o leite não seja necessário. Você deve tomar aproximadamente 3 copos de leite por dia, pois ele contem cálcio, um mineral super importante para seu organismo e para a formação do esqueleto do bebê.
|
Coma bastante vegetais escuros
durante a gravidez porque
seu bebê precisa muito deles!
|
Verdade: Os vegetais verde escuros, como a couve, o espinafre e o brócolis, são uma grande fonte de ácido fólico, um nutriente fundamental para o seu bebê, principalmente no primeiro mês, o qual evita defeitos do tubo neural. Além disso, eles são ricos em cálcio, ferro e vitaminas, como a A, a B2, a K e a E. Outras boas fontes de ácido fólico são os grãos (pão de trigo integral, por exemplo), as carnes, a cenoura, o feijão e a lentilha, a gema de ovo, etc.
Os defeitos no tubo neural acontecem 25 a 29 dias depois da mulher engravidar, e algumas das doenças relacionadas a estes defeitos são a anencefalia (falta de cérebro), espinha bífida, meningo-miolocele e encefalocele.
|
No 4º mês de gravidez você já pode
saber o sexo do seu bebê!
|
Depende: A partir da 17º semana já é possível identificar o sexo do bebê, mas apenas se seu filho estiver numa posição favorável que permita que o órgão genital seja visto na ultra-sonografia. Um outro fator decisivo é a qualidade da imagem obtida pelo equipamento. Em muitos casos, o ultra-som 3D é mais eficaz.
|