"Eu sempre ouvi que a gravidez dura 9 meses e agora, quando acessei o Planeta Bebê, e também quando fui à minha primeira consulta de pré-natal, todo mundo vem com um papo de semanas! Agora estou toda confusa! Afinal, como é que conto a gravidez?"
Se você esta perdida como esta mamãe, não precisa se apavorar!
A contagem em meses não é errada e pode ser usada para orientar as pessoas que convivem com você, porém é imprecisa para determinar a data real do nascimento do seu bebê e também para acompanhar a sua gravidez. É por isso que nós do Planeta Bebê, seu médico e a ultra-sonografia vamos nos referir ao seu tempo de gravidez sempre em semanas.
Para os especialistas, a gravidez dura 40 semanas, ou 280 dias, contadas a partir do primeiro dia da última menstruação. A conta é feita a partir desse dia porque é impossível saber o dia exato em que ocorreu a concepção, ou seja, quando o espermatozóide fecundou o óvulo, o que acontece aproximadamente duas semanas após, no caso de mulheres que têm um ciclo menstrual de 28 dias. Na verdade a gravidez dura 38 semanas, contadas a partir do dia da concepção, mas oficialmente a gravidez começa 2 semanas antes.
Matematicamente falando, funciona da seguinte forma:
40 semanas menos 2 antes da concepção são 38 semanas, ou seja, 266 dias.
9 meses, numa média de 30 dias por mês, são 270 dias.
Viu? É quase a mesma coisa!
Se você tem certeza do dia em que a sua última menstruação começou, vai ficar muito fácil o médico calcular a sua idade gestacional e a provável data do nascimento do bebê. Porém, se você não anotou ou não se lembra desse dia, o único meio de se ter uma idéia de quando a gravidez começou é fazendo um ultra-som, onde o ultra-sonografista vai medir o embrião ou o saco gestacional, comparar com uma medida referencial e definir o seu tempo de gravidez.
É importante salientar que a partir da 13ª semana de gravidez, ficará cada vez mais difícil verificar a idade gestacional, pois até 12 semanas todos os bebês se desenvolvem de uma forma muito parecida, facilitando a conclusão, mas a partir de 13 semanas eles crescem em ritmos diferentes, e aí não há mais como fazer uma comparação. Isso quer dizer que quanto mais cedo for feito o ultra-som, mais preciso ele será, e a cada novo ultra-som que você fizer, o resultado pode ser uma idade gestacional diferente, o que é absolutamente normal. Assim sendo, leve sempre em consideração o primeiro ultra-som que você fez.
É muito comum você estar numa roda de amigos ou andando na rua e lhe perguntarem de quanto tempo está. E com certeza todos vão querer saber em meses, exceto as suas amigas que estão ou já estiveram grávidas.
"Mas e aí? Como eu saio dessa? Como sei em que mês de gravidez estou?"
A resposta é muito simples!
Sabendo qual foi o 1º dia da sua última menstruação, calcule a data prevista para o parto utilizando um dos nossos dois Detectas. Esta data deu, por exemplo, o dia 22. Use este dia para marcar as mudanças de mês.
Assim, o primeiro mês deverá se completar aproximadamente no final da 5ª semana e o nono mês começará uns 30 dias antes da data prevista para o parto.
Veja o exemplo abaixo:
1º dia da última menstruação: 17 de abril de 2011
Data prevista para o parto: 22 de janeiro de 2012
|
|
Matéria atualizada em 02 de junho de 2011
|
|