Mãe-Canguru: Amor que salva

Por Rebeca Batista da Silva


É mais comum do que imaginamos, a frequência do nascimento precoce em todo o mundo. Anualmente nascem vinte milhões de crianças com menos de dois quilos e meio, um terço delas morre antes de completar um ano de vida.

Como alternativa e forma de agregar o melhor cuidado para o RNBP (Recém-nascido de baixo peso), foi proposto o uso do método mãe-canguru, iniciado na Colômbia e atualmente adotado em vários países do mundo. O objetivo deste método era solucionar a pouca disponibilidade de equipamentos, que muitas vezes obrigava a equipe de saúde a colocar mais de um recém-nascido na mesma incubadora, o que aumentava a taxa de mortalidade por infecções cruzadas.

O método exige preparo da equipe multidisciplinar, protocolos adaptados às condições locais, preparo da mãe (ou outra pessoa que irá colocar em prática a posição canguru), acomodações confortáveis para a mãe e estrutura para o seguimento ambulatorial, onde haverá acompanhamento após a alta hospitalar.

Estudos comprovam que esse método possui várias vantagens como:

  • Aumento da duração do aleitamento materno exclusivo.
  • Crescimento adequado.
  • Controle térmico efetivo.
  • Bom controle de frequência respiratória e oxigenação.
  • Controle adequado da glicemia.
  • Bom padrão de sono.
  • Melhor condição de vínculo mãe-bebê e maior integração da família.
  • Melhor padrão de desenvolvimento motor e cognitivo.
  • Condições de segurança quanto à utilização do método.
  • Aceitabilidade e praticidade do método.
  • Benefícios sociais
  • Redução de custos na assistência.
  • Redução da morbidade e mortalidade.

Não se contesta o benefício trazido no reforço do vínculo da mãe e família com o bebê nesse método, aproximando cada vez mais, sentindo o toque, o calor e tendo participação ativa na recuperação do recém-nascido.

Na utilização do mãe-canguru, o bebê é colocado só de fralda em contato com o seio materno ou de outro familiar (pai, avô, avó), reproduzindo a bolsa que os cangurus utilizam para terminar a formação dos seus filhotes. Essa posição faz a mãe se sentir mais responsável ainda pelo filho, pois depende totalmente dela e está protegido ali.

Dessa maneira, o apego e consciência de sua importância no desenvolvimento do bebê aumentam e fazem com que a mãe tenha mais segurança para realizar todos os cuidados que seu filho precisa. O recém-nascido, principalmente quando nasce antes do previsto, necessita muito do contato e do calor da mãe para se desenvolver saudável.

Foi comprovado que o método mãe-canguru, no maior tempo possível, fortalece esse contato, reduz tempo de choro, sensações dolorosas, melhora o sono, e faz com que o bebê se sinta emocionalmente tranquilo para terminar seu crescimento. A mãe, por sua vez, se sente útil nos cuidados ao filho, fazendo-se parte integrante desse desenvolvimento e cada vez mais querendo dar afeto e carinho ao seu bebê.



Rebeca Batista da Silva - Enfermeira intensivista - Coren-SP 171720





Matéria publicada em 05 de Fevereiro de 2012

 
 
 

 
 

 

 

 

Site atualizado em
26 de Março de 2017

Visitas Únicas:      17.549.853
Hits:               1.323.906.215
Pageviews:         267.732.922
Hyperlinks na Net:         6.325
Usuários Cadastrados: 37.900

 
 
 
 
 

 


© Copyright 2000-2017, Planeta Bebê - Todos os direitos reservados

É expressamente proibida a cópia e/ou divulgação total ou parcial do conteúdo deste site em quaisquer meios de comunicação, mesmo que a fonte seja citada.
Todo o conteúdo deste site é protegido pelas leis de direitos autorais. A violação destes direitos constitui crime e é passí­vel de ações judiciais.
Se você deseja publicar parte de algum conteúdo deste site, por favor, entre em contato com nossa redação através do e-mail redacao@planetabebe.com.br.
Fazer cópia é desleal. Seja Ético!

Este site foi desenvolvido apenas com propósitos educacionais e orientadores, portanto não pretende, em hipótese alguma, substituir uma consulta médica ou aconselhamento de um profissional de saúde qualificado. Se você ou seu filho estiver com algum problema de saúde, procure um médico de sua confiança.

Por favor, leia os Termos de Uso antes de utilizar este site. A utilização deste site indica seu total acordo com os Termos de Uso.


Anuncie no Planeta Bebê - Quem somos - Política de Privacidade - Termos de Uso
 
Powered by - Casa das Reformas
www.casadasreformas.com.br

Melhor visualizado com FireFox e Google Chrome