Olá, que legal que você está aqui! Você está preste a embarcar na mais fantástica e emocionante aventura da sua vida!
A partir de agora você vai mudar a sua idéia de que gravidez é coisa do outro mundo, pois nós vamos lhe acompanhar durante as 40 semanas e lhe ajudar a tirar todas as suas dúvidas e a desvendar todo o mistério que a gravidez é para você.
Bem! Chegou a hora de iniciarmos nossa viagem, mas antes vamos falar um pouquinho sobre gravidez para você e lhe passar alguns conselhos.
A duração média da gravidez é de 40 semanas, 10 luas ou 280 dias. A contagem em meses pode ser usada para orientar as pessoas que convivem com você, mas é imprecisa para determinar a data real do nascimento do seu bebê. Portanto, nós do Planeta Bebê, o seu obstetra e a ultra-sonografia vamos nos referir ao seu tempo de gravidez sempre em semanas, e nunca em meses. Isso se dá pelo fato de que 4 semanas é igual a 28 dias, o que resulta em um mês lunar, que é diferente de um mês que estamos acostumados, o qual pode ser de 30 ou 31 dias.
Além disso, a contagem será feita sempre a partir do 1º dia da sua última menstruação, ou seja, mais ou menos duas semanas antes do óvulo ter sido fecundado. Isso porque as gestantes nunca sabem o dia exato em que ocorreu a concepção.
Para um melhor entendimento, clique aqui e veja a Tabela de Correlação entre semanas e meses de gravidez. Observe que um trimestre de gravidez não é exatamente 3 meses. Isso porque na Obstetrícia os trimestres são divididos em função das características específicas de cada faze da gravidez.
Para saber como contar a sua gravidez em meses, apenas para orientar os seus familiares e amigos, clique aqui. Mas lembre-se que esta contagem não é precisa.
Não deixe de fazer seu pré-natal, pois ele é fundamental para o desenvolvimento do seu bebê e para você levar uma gravidez tranquila. E não falte às consultas.
A primeira consulta deve ser marcada logo que você suspeitar da gravidez. Se a gravidez for confirmada, as consultas serão mensais até 30 semanas, quinzenais entre a 31ª e 35ª semanas e semanais da 36ª semana em diante. Em certos casos, as visitas ao obstetra se tornam ainda mais frequentes nas duas últimas semanas.
ATENÇÃO
Nunca compare a sua gravidez com a de outras gestantes, ou com gestações anteriores, pois uma gravidez nunca é igual a outra. Lembre-se sempre que cada bebê se desenvolve de uma maneira única e que seu corpo reage de forma diferente a cada gestação.
Nunca substitua sua consulta médica baseando-se nas orientações da nossa "Linha do Tempo da Gravidez" - "Gravidez passo a passo". Utilize-a para complementar as consultas com seu obstetra.
O início e término de cada fase, e os sintomas da gravidez, bem como o desenvolvimento do bebê, descritos na "Linha do Tempo da Gravidez" - "Gravidez passo a passo", podem sofrer alterações de uma gravidez para outra.
O peso e o comprimento do bebê, apresentados a cada semana da "Linha do Tempo da Gravidez" - "Gravidez passo a passo", são apenas estimativas. Os comprimentos estimados são da cabeça aos pés, os quais são impossíveis de serem tirados pelo ultra-som.
O ultra-som mede o comprimento do bebê sempre da cabeça às nádegas e após 14 semanas de gestação não é mais possível medi-lo desta forma.
Não se assuste se o seu tempo de gestação informado no ultra-som for um pouco diferente quando comparado com a data da sua última menstruação. Isto é absolutamente normal, pois o ultra-som não é um exame de precisão no que diz respeito à idade gestacional, podendo haver uma variação de alguns dias para mais, ou para menos.
Uma breve prece!
Agradeço ao Senhor, meu Deus,
por ter me dado o poder de criar a vida.
Agradeço também por meu filho,
que cresce dentro de mim.
Quando o seu óvulo e o espermatozóide do papai se encontrarem, dando origem ao mais importante acontecimento da vida de vocês, vão gerar uma célula-ovo que vai passar por sucessivas transformações até o nascimento do bebê. Enquanto isso, seu corpo vai se modificar para acomodar o novo membro da família que se desenvolve ali dentro.
Chegou a hora da partida!
Utilize a "Linha do Tempo da Gravidez", localizada no topo do site, e acompanhe, semana a semana, esta extraordinária evolução.
Boa Viagem e uma Ótima Gravidez pra Você!
|
|
Matéria atualizada em 1 de junho de 2011 |
|